Sales Abuse

Como denunciar um produto falso no Mercado Livre?

Por Matheus Loyola em
COMPARTILHAR

Atualmente, o Mercado Livre se posiciona como um dos maiores marketplaces digitais da América Latina. Ao mesmo tempo que isso é positivo para a empresa, por trazer uma grande visibilidade e reconhecimento de marca, também implica em um lucrativo mercado negro,  proporcionando um canal de vendas valioso para fraudadores que vendem produtos falsificados, contrabando e até mesmo serviços não autorizados.

É relativamente fácil se deparar com produtos falsos sendo vendidos na plataforma, mas nem todas as empresas sabem como denunciar esses produtos usando sua propriedade intelectual. Criamos um passo a passo para demonstrar como é feita uma denúncia de uma infração de propriedade intelectual pelo Mercado Livre.

 

Passo 1 - Identificar o tipo de infração propriedade intelectual

O primeiro passo é identificar que tipo de infração de propriedade intelectual o anúncio caracteriza. O Mercado Livre possui um guia detalhado sobre quais produtos não são permitidos na sua plataforma, eles são classificados em:

  • Cópias não autorizadas de software: é vedada a venda de jogos de videogame, discos, filmes, programas de televisão ou fotografias. Isso inclui cópias piratas, duplicatas, backups, etc.
  • Download de arquivos: É proibida a disponibilização de produtos que podem ser baixados na internet, chaves de acesso à sites ou documentos hospedados na internet. A não ser que o vendedor seja proprietário dos direitos autorais do conteúdo e o informe no anúncio.
  • Réplicas e falsificações: Toda oferta de falsificações, réplicas não autorizadas e qualquer outro produto não autorizado é proibida na plataforma.
  • Imagens ou textos sem autorização: O Mercado Livre proíbe a utilização de imagens ou descrições que o anunciante não seja o proprietário, sem a  sua expressa autorização.
  • Marcas e imagens de terceiros: é vedado a utilização de marcas, imagens de empresas ou produtos na descrição dos anúncios.

 

É imprescindível para uma denúncia efetiva, identificar que tipo de propriedade intelectual está sendo violada para determinado anúncio. Nos exemplos abaixo mostraremos uma denúncia de produto falsificado.

 

Passo 2 - Quais informações devem ser reportadas

Assim que você identificar qual é o tipo de infração de propriedade intelectual em questão, é preciso coletar o máximo de informações possíveis para apresentá-las em uma denúncia bem estruturada, elas são:

  • URL ou código do anúncio
  • Nome da marca sendo infringida
  • Números de registro no INPI
  • Quais termos e condições do Mercado Livre estão sendo infringidos
  • Dados de contato, seja você o dono da propriedade intelectual ou um agente representando-os.

 

Passo 3 - Preencher o formulário de denúncia

Para finalizar sua denúncia, você deve preencher o formulário respectivo fornecido pelo Mercado Livre em todos os anúncios da plataforma. Ao identificar uma violação, você deverá ir até o fim da página do anúncio e encontrar o botão “Denunciar”, ao lado do número de identificação do anúncio para a plataforma. Ao clicá-lo, você será redirecionado à página de denúncias.

 

denuncia ML

Botão de denúncia

Na página de denúncias, você deverá destacar as razões da sua denúncia. Ao clicar na opção que melhor se encaixa com a infração de propriedade intelectual que deseja denunciar, o Mercado Livre cede um espaço para que você dê detalhes sobre a denúncia. Na caixa de texto você deve incluir todas as evidências que comprovem a violação de propriedade intelectual, e, ao final, clique em “Denunciar”.

 

propriedade intelectual mercado livre

Formulário de denúncia

É de extrema importância que a infração seja classificada de forma correta e todas as evidências citadas anteriormente estejam no formulário, garantindo que sua denúncia seja efetiva.

Pronto! Sua denúncia está feita e em até 3 dias úteis e o Mercado Livre irá analisá-la e retornar com uma resposta sobre a remoção do anúncio.

 

Passo 4 - PPPI do Mercado Livre

Por mais que seja simples realizar denúncias, muitas vezes marcas sofrem com o volume de produtos indevidos. Para tal, recomendamos a adesão ao PPPI do Mercado Livre, um programa de proteção à propriedade intelectual. O programa oferece algumas vantagens para seus participantes:

  • Uma equipe para tirar dúvidas sobre o PPPI;
  • Respostas rápidas sobre suas denúncias;
  • Prioridade nas denúncias de infração.

 

E agora?

É importante remover infrações de propriedade intelectual em todas as plataformas, se encontrou no Mercado Livre, é possível que tenha em outros canais de venda na internet também. Outra solução para marcas é contratar o Sales Abuse Discovery, onde é possível tomar ações em grande escala, economizando tempo e protegendo seus clientes. A solução Sales Abuse Discovery monitora em tempo real, não só o Mercado Livre, mas também outros 300 online marketplaces no Brasil e na América Latina, deixando sua marca protegida contra qualquer tipo de venda indevida.

event-image

ESPECIALISTA CONVIDADO

Eduardo Schultze, Coordenador do CSIRT da Axur, formado em Segurança da Informação pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalha desde 2010 com fraudes envolvendo o mercado brasileiro, principalmente Phishing e Malware

AUTOR

Matheus Loyola

Mineiro se aventurando por São Paulo, formado em Produção Audioviosual e pós-graduado em Marketing, de fotógrafo e produtor freelancer à Analista de Marketing & Vendas pela Axur. Atualmente se metendo a redator por essas bandas.