Sales Abuse

Google Ads: como denunciar o uso indevido da sua marca

Por Matheus Loyola em
COMPARTILHAR

Na semana passada, falamos sobre terceiros usando a sua marca para desviar o seu tráfego usando campanhas em Google Ads indevidamente. Agora queremos abordar como efetivamente você pode tomar ação em cima destas ocorrências.

O primeiro passo é identificar os casos de abuso envolvendo sua marca. Você pode fazer isso manualmente, mas o processo vai ser demorado e pouco eficiente. Como vários fatores influenciam as buscas feitas no Google (geolocalização, combinações de palavras-chave etc.), fica praticamente impossível ter uma visão de todos os resultados existentes.

A solução para isso é usar serviços de monitoramento digital, que buscam ativamente as ameaças que colocam em risco a reputação da sua empresa. Assim, qualquer abuso pode ser identificado, permitindo que você passe para a etapa de denúncia.


Formalizando a denúncia

O Google tem um formulário exclusivo para casos de abuso de marca, que deve ser preenchido por alguém que exerça um dos seguintes papéis:

  • Proprietário da marca

  • Agente autorizado

  • Conselho jurídico

  • Agência que atue como contato inicial

formulário google ads

Mas fique tranquilo: mesmo que você não se encaixe em nenhuma dessas categorias, ainda é possível fazer a denúncia. Basta anexar um termo de autorização em nome do proprietário da marca, na seção “Esclarecimentos”.

Então, você vai precisar informar dados de contato. Estes campos são obrigatórios e não devem ser deixados em branco:

  • Nome do usuário

  • Nome da empresa

  • Endereço e cidade

  • E-mail

Logo em seguida, você vai precisar marcar a opção que autoriza o Google a fornecer seu e-mail para possíveis contatos do denunciado. Por isso, é importante lembrar de preservar sua privacidade: só use dados institucionais (como e-mail corporativo e endereço comercial, por exemplo).

Na segunda etapa, é a vez de preencher as informações sobre a marca que está sendo usada indevidamente no Google Ads (você também pode adicionar mais de uma, se for o caso). Serão necessários:

  • Nome da marca registrada

  • País de registro

  • Número de registro da marca

detalhes google ads

A terceira página do formulário é onde você vai realizar a denúncia propriamente dita, delimitando escopo com base nas políticas do Google Adwords. Os detalhes que devem ser informados variam de acordo com o direcionamento da reclamação: se é voltada para um anunciante específico ou se é geral. Para o denunciar o primeiro caso, devem ser incluídos:

  • URL visível dos anúncios

  • Domínio do Google

  • Texto do anúncio

  • URL de rastreamento

Você pode incluir mais de um exemplo. Basta clicar no botão "Adicionar Exemplo" e preencher os campos Domínio do Google, Texto do anúncio e URL de rastreamento para essa nova entrada.

denuncia google ads

Agora, se você planeja estender sua denúncia a todos os anunciantes, estes são os campos que devem ser preenchidos:

  • Contato de entidades autorizadas (e-mail de login, URL visível e ID de cliente no Google Ads).

  • Quando houver mais de 10 entidades autorizadas, você pode anexar um arquivo que lista todas elas

  • Domínio do Google

  • Texto do anúncio

  • URL de rastreamento

A quarta etapa é reservada para esclarecimentos e declarações legais. Por exemplo, se você não é o proprietário da marca, um agente autorizado, um membro do conselho jurídico ou uma agência que atue como contato inicial, é nessa página que deverá anexar a autorização oficial para seguir com a denúncia.

Assim como nas denúncias no Instagram, você também precisa concordar com as declarações legais. Basicamente, elas representam seu compromisso com a legitimidade da reclamação e a veracidade dos dados informados. Por fim, você pode revisar e editar qualquer um dos campos preenchidos antes de enviar a denúncia.

 

Com a denúncia feita, agora é só esperar

O Google tem o compromisso de analisar as reclamações por abuso de marca o mais rápido possível. E a equipe especializada sempre dá uma resposta, que é enviada para o e-mail de contato informado no início do formulário.

No entanto, a empresa tem por princípio não mediar disputas de terceiros. Assim, eles sugerem que os proprietários de marcas registradas entrem diretamente em contato com os anunciantes para resolver a situação. Se a conversa não for suficiente, você pode recorrer à justiça, que, como citado neste artigo, tem tomado decisões favoráveis às empresas que sofrem abusos.

Se você tem muitas ocorrências ou não consegue acompanhar sempre que alguém cria um anúncio usando as palavras diretamente relacionadas com a sua marca ou produto, você pode usar o Sales Abuse Discovery para automatizar o processo de descobrimento e remoção das denúncias. Solicite uma demonstração para ver como funciona a plataforma Axur One para gerir incidentes em Google Ads. 

event-image

ESPECIALISTA CONVIDADO

Eduardo Schultze, Coordenador do CSIRT da Axur, formado em Segurança da Informação pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalha desde 2010 com fraudes envolvendo o mercado brasileiro, principalmente Phishing e Malware

AUTOR

Matheus Loyola

Mineiro se aventurando por São Paulo, formado em Produção Audioviosual e pós-graduado em Marketing, de fotógrafo e produtor freelancer à Analista de Marketing & Vendas pela Axur. Atualmente se metendo a redator por essas bandas.