Brand Abuse, Digital Fraud

Perfis falsos no Instagram? Evite páginas fake

Por Bruno Homem em
COMPARTILHAR

Tanto pessoas e marcas na rede social estão constantemente sendo impactada por golpes, e criminosos exploram a vulnerabilidade do usuário para roubar dinheiro e informações sensíveis buscando algum benefício financeiro. Estes fraudadores estão utilizando a reputação das marcas e celebridades para ganhar a confiança dos seus clientes, facilitando a sua operação e criando perfis falsos em redes sociais.

Com foco na proteção das marcas, empresas e influencers afetados por esses golpes, assim como seus seguidores e clientes, listamos quatro cuidados que as empresas devem tomar para proteger a sua presença digital no Instagram, evitando perfis falsos da sua marca e mantendo uma comunicação sem ruídos.

IMPLEMENTE UM SELO DE VERIFICAÇÃO

 O selo de verificação de perfil é uma autenticação feita pelo Instagram em contas de pessoas públicas e de empresas que enviam documentação comprobatória de identidade à plataforma. As contas verificadas exibem um selo azul com um símbolo de “” em branco, ao lado do nome do perfil. O selo dá a garantia de que a página em questão é, de fato, administrada pela pessoa ou empresa que representa.

Dessa forma, os usuários podem rejeitar páginas falsas, que não têm o selo de verificação. Uma prática comum para a apropriação de identidade, em páginas falsas, é o uso de caracteres especiais para escrever o nome da marca ou empresa, enganando clientes em potencial.

MONITORE PERFIS FALSOS QUE UTILIZAM A SUA MARCA

A melhor forma de prevenir que clientes caiam em golpes é saber quem está usando a sua marca, não só no instagram mas também em todos os pontos de contato dos seus potenciais clientes, saiba mais no nosso Guia para uma presença digital segura.

Para isso, é importante mapear todas as contas de Instagram que estejam utilizando o nome das suas marcas e produtos. Neste monitoramento tente identificar quem está autorizado a fazer aquela venda ou oferecer aquele serviço em seu nome. Considere contratar uma plataforma de riscos digitais para automatizar esta identificação e ter maior controle sobre todas as infrações em redes sociais, websites e canais de venda.

EVITE CLICAR EM LINKS EXTERNOS

Ainda que muitas fraudes aconteçam dentro da própria plataforma do Instagram, o aplicativo oferece recursos que permitem aos usuários divulgar websites e direcionar o público para fora dele. Um perfil pode parecer inofensivo, não exibindo conteúdo que chame a atenção da moderação do Instagram, mas o link listado na descrição, em publicações na linha do tempo ou no Stories da página pode compartilhar conteúdo malicioso, como Phishing Malware.

Por meio desses golpes, criminosos podem facilmente capturar dados e danificar dispositivos, estão fora do controle da equipe de segurança do Instagram. Antes de clicar em um link externo, verifique se ele é seguro. Não forneça dados nem realize downloads em websites desconhecidos pois pode se tratar de um golpe de phishing.

REMOVA O CONTEÚDO INFRATOR

Você também deve manter os consumidores seguros denunciando ao Instagram perfis que estejam tentando aplicar golpes utilizando a sua marca a partir de páginas falsas, preservando a sua credibilidade na web.

A plataforma do Instagram leva a sério as denúncias realizadas e é preciso ter um processo de denúncia bem estabelecido para aumentar a efetividade da derrubada, leia mais sobre o nosso processo de takedown. Caso alguma página envie mensagens indesejadas ou perturbe você de qualquer forma, a melhor ação é a denúncia à rede social, seguida do bloqueio da página.

event-image

ESPECIALISTA CONVIDADO

Eduardo Schultze, Coordenador do CSIRT da Axur, formado em Segurança da Informação pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalha desde 2010 com fraudes envolvendo o mercado brasileiro, principalmente Phishing e Malware

AUTOR

Bruno Homem

Formado em Relações Internacionais pela UFRGS, Bruno trabalhou como analista de notificações equipe de Proteção de Marca da Axur desde 2014. Atua hoje no Customer Success da Axur, mantendo relações incríveis com nossos clientes.