Sales Abuse

Porque você precisa aderir ao PPPI do Mercado Livre?

Por Rodrigo Dutra em
COMPARTILHAR

O Mercado Livre oferece proteção contra a venda de produtos piratas e o uso indevido de marca, chamado Programa de Proteção à Propriedade Intelectual ou PPPI. Ele representa um passo importante para proporcionar um atendimento prioritário para as marcas que possuem registros em vigor junto ao INPI e aumenta a segurança para o consumidor.


O que é o PPPI do mercado livre?

O PPPI é um programa destinado a qualquer empresa que seja titular de direito de propriedade intelectual de um produto que possa ser vendido na plataforma. Ele é usado para coletar informações atualizadas de registro de marca das empresas que aderiram ao programa. Com isso, o seu objetivo é proteger tanto as empresas que têm seus produtos vendidos irregularmente, quanto os usuários que compram produtos. Sabendo que o site hospeda milhões de anúncios de produtos, também serve como uma ferramenta para o Mercado Livre mapear quais são as empresas que trabalham diretamente com a sua plataforma, a fim de antecipar a identificação e mitigação de problemas de forma regular.


Por que aderir ao programa?

O programa de proteção à propriedade intelectual do Mercado Livre foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das violações à normas de propriedade intelectual estabelecidas pela plataforma. Em poucas palavras, uma vez que uma empresa esteja registrada no programa, suas denúncias de PI (propriedade intelectual) serão priorizadas. Além disso, o programa oferece algumas vantagens para seus participantes:

  • Uma equipe para tirar dúvidas sobre o PPPI;
  • Respostas rápidas sobre suas denúncias;
  • Prioridade nas denúncias de infração.

 

Como aderir ao PPPI?

A empresa interessada deve enviar ao e-mail pppi@mercadolivre.com alguns documentos listados abaixo, junto com uma lista de quais produtos infringem direitos de Propriedade Intelectual:

  • Formulário de adesão preenchido e assinado pelo representante legal.
  • Documento confirmando a titularidade da marca, eles devem estar registrados no país da ocorrência.
  • Procuração constando os poderes de representação do signatário do formulário de adesão outorgados pelo titular dos direitos de Propriedade Intelectual. (Caso o signatário do formulário não seja o próprio titular).

 

Uma vez que o registro seja submetido, o correspondente de marca registrada será contatado pelo Mercado Livre, validando sua identidade. Uma vez validado, você aderiu ao programa e pode usufruir das vantagens que ele oferece às marcas.

 

Minha empresa precisa deste registro para fazer denúncias?

Não, se você não deseja participar do programa para enviar suas notificações, basta identificar um produto que esteja infringindo os Termos e Condições ou uma lei vigente, basta fazê-lo na página do próprio anúncio. Para fazer esta denúncia, na página do produto, clique no link "Denunciar".

 

Como a Axur pode me ajudar com isso?

A Axur fornece a solução Sales Abuse Discovery, que identifica produtos piratas e vendas ilegais em qualquer canal de venda da internet. Com a solução, você pode gerenciar todas as ocorrências de vendas de seus produtos, com um histórico claro e transparente, ganhando tempo e efetividade (temos 99,17% de sucesso) em denúncias de propriedade intelectual. O time da Axur tem expertise para te guiar na adesão ao programa PPPI e outros programas similares. Solicite uma demonstração e veja a plataforma em ação. 

event-image

ESPECIALISTA CONVIDADO

Eduardo Schultze, Coordenador do CSIRT da Axur, formado em Segurança da Informação pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalha desde 2010 com fraudes envolvendo o mercado brasileiro, principalmente Phishing e Malware

AUTOR

Rodrigo Dutra

Profissional de marketing holístico formado em comunicação pela ESPM e Administração pelo Insper. Sou guiado pela curiosidade e não tenho medo de sujar as mãos. Estou fazendo meu melhor trabalho quando junto criatividade e estratégia.